Relacionamento Interpessoal

Curso in company

No curso Relacionamento Interpessoal você terá uma visão mais objetiva do seu papel profissional e pessoal dentro das organizações. Aprenderá quais são as ferramentas para diagnosticar dificuldades e desenvolver novas atitudes, como:

▪ Compreender na teoria e na prática que o sucesso é baseado no auto-conhecimento. Conhecer melhor a si próprio e aos outros;

▪ Negociar de forma assertiva, valorizando seus parceiros. Ajustar seu comportamento de forma a construir relações maduras no seu ambiente profissional e pessoal;

▪ Proporcionar a compreensão de conflito e possíveis soluções. Administrar conflitos interpessoais, alcançando um desempenho mais eficaz e gratificante, gerando um clima produtivo, criativo, alegre e enriquecedor; 

▪ Reaprender e praticar o processo da comunicação interpessoal e verificar seus efeitos quase mágicos – as pessoas se ouvindo, discutindo, discordando, sendo proativos em suas ações, mas respeitando suas diferenças individuais.

Metodologia:

Além das apresentações em vídeo e computador, são utilizadas cenas de cinema, selecionadas a partir de vasto catálogo de títulos. As cenas, que metaforizam os conteúdos tratados, são objeto de amplos e vivos debates com o resgate das conclusões.

Exercícios de autoavaliação são tratados de forma coletiva e personalizada, garantindo o respeito às individualidades. Trabalhos em grupo, dramatizações e jogos são também métodos amplamente utilizados.

Conteúdo Programático:

▪ O cenário atual das organizações;

▪ O perfil profissional diante das novas exigências;

▪Compreendendo a personalidade humana: Auto-conhecimento e abertura de canais para percepção do outro;

▪Estrutura da personalidade, entendendo melhor as ações e comportamentos como fator fundamental para facilitar as relações. Posturas produtivas e improdutivas;

▪  Descoberta e redução dos “vírus” que contaminam a eficácia no trabalho;

▪ Diagnóstico personalizado e vacinas para redução dos comportamentos improdutivos;

▪ Desenvolvendo relacionamento de confiança: Clareza e eficiência na comunicação;

▪ As habilidades para lidar com conflitos. Mostrar que os conflitos são inerentes ao ser humano e que temos que saber administrá-los para poder superá-los, encontrando a melhor solução que atenda os objetivos da instituição e das pessoas;

▪ Usando a assertividade para administrar conflitos: conceitos, abordagens e aplicações. Atitudes e habilidades assertivas: nem agressão nem submissão, utilizando as energias da emoção;

▪ Aprendendo a confrontar assertivamente para obtenção de melhores resultados na vida pessoal e profissional. A capacidade de colocar limites, exigir sem agredir e se fazer respeitar. Respeitar os limites;

▪ O que se comunicar de forma positiva, a arte de ouvir e de dar feedback adequado; 

▪ Como criamos a imagem nossa e do outro tornando os relacionamentos improdutivos, como mudá-los. 

▪ As dificuldades do processo de mudança, como facilitá-lo.

CARGA HORÁRIA: 16 horas