Gerenciamento do Tempo

Curso in company

Apesar de insubstituível, inelástico, irreversível e inegociável, o tempo é o único bem do qual realmente dispomos e, em geral, não percebemos como e porque o aproveitamos tão mal.

A administração do tempo não é disciplina de caráter somente técnico ou instrumental, mas de cunho fortemente comportamental. Por essa razão, o programa está centrado na descoberta das causas pessoais mais profundas do seu uso ineficaz, exigindo que cada participante reflita profundamente sobre aspectos essenciais em busca de soluções.

Através de um processo de autoconhecimento, você irá identificar as dificuldades para seu aproveitamento, aprender técnicas e atitudes que organizam o tempo de forma eficaz, produtiva e gratificante.

Conteúdo Programático:

Aspectos conceituais

▪ Tempo, vida e trabalho; 

▪ As dimensões do tempo: Presente, passado e futuro;

▪ O tempo como fator estratégico de sucesso pessoal empresarial.

Aspectos comportamentais

▪ Auto-conhecimento: As diferentes instâncias do Ego, os conflitos interiores, as dificuldades de comunicação e as formas de superação;

▪ “Vírus” que contaminam nossa conduta e suas soluções: o “Heroísmo”, a “Pressa”, o “Sacrifício”, o “Perfeccionismo” e a “Complacência”;

▪ Assertividade – saber dizer não, negociar, exigir, influir e fazer-se respeitar;

▪ O sistema de reconhecimento e seu impacto no uso do tempo.

Aspectos técnicos

▪ Avaliação do uso pessoal do tempo; 

▪ Urgente e Importante: coisas diferentes a serem tratadas com diferentes atitudes;

▪ Como lidar com a papelada de todo o dia (real e virtual);

▪ O que fazer com telefonemas desnecessários ou prolongados, visitas inesperadas e outras interrupções;

▪ Uso adequado dos recursos tecnológicos disponíveis (celular, e-mail, etc). 

Metodologia:

O método utilizado é predominantemente ativo-participativo e inclui:

▪  Dinâmica para diagnóstico dos “vírus” e descoberta de soluções.

▪ Debates para ampliar a compreensão e fazer um levantamento das causas mais comuns de perda de tempo e possibilidades de solução.

▪ Discussão em grupo sobre situações apresentadas em “cenas de cinema” com resgate de conclusões.

Material didático e recursos necessários:

Textos de apoio, folhas de testes e exercícios, apresentações multimídia, vídeos.

CARGA HORÁRIA: 16 horas divididas em dois dias.