Contabilidade e Estrutura Tributária

Curso in company

O objetivo do curso Contabilidade e Estrutura Tributária é transmitir conhecimentos técnicos, de natureza conceitual e, sobretudo, pragmática, disponibilizando a profissionais da área o grau de excelência no complexo processo de gestão de tributos incidentes sobre a diversidade de negócios empresariais.

Metodologia

Exposições técnicas fundamentadas na legislação atual, na moderna doutrina e na jurisprudência dos tribunais administrativos e judiciais, além de análises e discussões de questões fiscais que resultam das operações, atividades e negócios realizados pelas empresas.

Conteúdo Programático

I. Gerenciamento dos Impostos Indiretos – IPI, ICMS e ISS

▪ Análise de relevantes aspectos da estrutura e da dinâmica do IPI, ICMS e ISS, com vistas à elaboração de planejamentos tributários, assim como à implementação de controles fiscais relacionados com o processo de apuração dos referidos impostos. Análise e discussão de significativas questões sobre economia de impostos e sobre a racionalização de procedimentos tributários, visando à eliminação de contingências fiscais.

II. Contabilidade Tributária

▪ Exame dos procedimentos contábil-fiscais previstos nas legislações societária e tributária que refletem no processo de apuração do lucro que serve como base para o cálculo do Imposto sobre a Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido da empresa. Análise dos métodos e critérios de inserção dos tributos indiretos, no processo de formação dos preços dos produtos, mercadorias e serviços.

III. Gerenciamento do Imposto sobre a Renda

▪ Análise das diversas receitas obtidas pelas empresas, assim como dos numerosos dispêndios por elas realizados, em decorrência de suas atividades econômicas, com vistas às quantificações do Imposto sobre a Renda e da CSLL, em perfeita harmonia com as exigências e vantagens fiscais previstas na legislação fiscal aplicável. Análise e discussão grupal de significativas questões pragmáticas sobre a redução da base de cálculo do Imposto sobre a Renda e da CSLL.

IV. Gerenciamento das Contribuições Sociais

▪ Exame das incidências e da funcionalidade do PIS e da COFINS, para fins de verificação do seu adequado recolhimento, em face das peculiaridades da legislação aplicável. Análise pragmática das variantes cumulativas e não-cumulativas dessas contribuições, conforme as determinações legais.

V. Conceitos e Normas do CTN Aplicados na Gestão Tributária nas Empresas

▪Análise da técnica de tributação e de suas categorias específicas, para fins de cumprimento das obrigações fiscais em consonância com o planejamento, a coordenação e o controle tributário.

CARGA HORÁRIA: 08 horas