Capacitação de Instrutores e Multiplicadores
Curso in company
O objetivo do curso Capacitação de Instrutores e Multiplicadores é habilitar profissionais detentores de conhecimentos específicos a aplicarem, de forma eficaz, técnicas pedagógicas, motivacionais e de comunicação interpessoal, dentro e fora da empresa.
Metodologia:
Apresentação oral, exercícios vivenciais, simulações, filmagem, avaliação participativa das apresentações e identificação dos pontos a serem aprimorados.
Conteúdo Programático:
▪ Educação x Treinamento e Desenvolvimento;
▪ Evolução do treinamento nas empresas;
▪ As diferentes correntes pedagógicas;
▪ Andragogia – A ciência de “ensinar” adultos;
▪ Como os adultos aprendem – expectativas e bloqueios;
▪ Fatores de motivação de aprendizagem para adultos;
▪ Processo humanizado de ensino-aprendizagem voltado para o adulto-profissional;
▪ Análise das características da população-alvo;
▪ Estilos de aprendizagem;
▪Papel e postura do agente multiplicador – competências básicas para transmissão de conhecimento;
▪ A comunicação não verbal no discurso pedagógico;
▪ O papel do aprendiz;
▪ O papel da “sala de aula”;
▪ Planejamento do curso – fases e elaboração;
▪ A boa utilização do planejamento como forma de melhor administrar o tempo;
▪ A importância da atenção, da memória e da associação de idéias na aprendizagem;
▪ Metodologia de ensino – Apresentação e prática de diferentes estratégias de ensino (exposição dialogada, jogos, painel, simulação, etc);
▪ Estabelecimento dos objetivos das estratégias de ensino selecionadas (atividades didáticas);
▪ Recursos Didáticos – Adequação às diferentes estratégias de ensino;
▪ Fatores de motivação da aprendizagem;
▪ Aperfeiçoamento dos canais de comunicação (verbais e não verbais);
▪ Melhorando a interação em sala de aula;
▪ Saber fazer perguntas com eficácia, para buscar a atenção dos aprendizes;
▪ Como obter o feedback dos aprendizes, para perceber suas reações;
▪ Aplicação de dinâmicas para facilitar e melhorar o relacionamento em sala de aula;
▪Como lidar com os participantes “mais difíceis” – como entender e lidar os suas reações “inesperadas”;
▪ Desenvolvendo a empatia e a habilidade de “ouvir” e “observar;
▪ Avaliação de treinamento;
▪ Avaliando: o planejamento, as atividades durante sua execução, o treinamento após o término e os aprendizes;
▪ Auto avaliação do instrutor;
▪ Agente multiplicador na prática – Exercícios simulados de micro ensino.
CARGA HORÁRIA: 16 horas