Capacitação de Instrutores e Multiplicadores

Curso in company

O objetivo do curso Capacitação de Instrutores e Multiplicadores é habilitar profissionais detentores de conhecimentos específicos a aplicarem, de forma eficaz, técnicas pedagógicas, motivacionais e de comunicação interpessoal, dentro e fora da empresa. 

Metodologia:

Apresentação oral, exercícios vivenciais, simulações, filmagem, avaliação participativa das apresentações e identificação dos pontos a serem aprimorados.

Conteúdo Programático:

▪ Educação x Treinamento e Desenvolvimento;

▪ Evolução do treinamento nas empresas;

▪ As diferentes correntes pedagógicas;

▪ Andragogia – A ciência de “ensinar” adultos;

▪ Como os adultos aprendem – expectativas e bloqueios;

▪ Fatores de motivação de aprendizagem para adultos;

▪ Processo humanizado de ensino-aprendizagem voltado para o adulto-profissional;

▪ Análise das características da população-alvo;

▪ Estilos de aprendizagem;

▪Papel e postura do agente multiplicador – competências básicas para transmissão de conhecimento;

▪ A comunicação não verbal no discurso pedagógico;

▪ O papel do aprendiz;

▪ O papel da “sala de aula”;

▪ Planejamento do curso – fases e elaboração;

▪ A boa utilização do planejamento como forma de melhor administrar o tempo; 

▪ A importância da atenção, da memória e da associação de idéias na aprendizagem; 

▪ Metodologia de ensino – Apresentação e prática de diferentes estratégias de ensino (exposição dialogada, jogos, painel, simulação, etc); 

▪ Estabelecimento dos objetivos das estratégias de ensino selecionadas (atividades didáticas); 

▪ Recursos Didáticos – Adequação às diferentes estratégias de ensino; 

▪ Fatores de motivação da aprendizagem; 

▪ Aperfeiçoamento dos canais de comunicação (verbais e não verbais); 

▪ Melhorando a interação em sala de aula;

▪ Saber fazer perguntas com eficácia, para buscar a atenção dos aprendizes; 

▪ Como obter o feedback dos aprendizes, para perceber suas reações; 

▪ Aplicação de dinâmicas para facilitar e melhorar o relacionamento em sala de aula; 

▪Como lidar com os participantes “mais difíceis” – como entender e lidar os suas reações “inesperadas”; 

▪ Desenvolvendo a empatia e a habilidade de “ouvir” e “observar; 

▪ Avaliação de treinamento;

▪ Avaliando: o planejamento, as atividades durante sua execução, o treinamento após o término e os aprendizes; 

▪ Auto avaliação do instrutor; 

▪ Agente multiplicador na prática – Exercícios simulados de micro ensino. 

CARGA HORÁRIA: 16 horas